Análise: Preto & Branco - Tuff Fightwear Lightweight BJJ Kimono

( Also available in English! )


Após alguns meses a usar o gi Blitz Lutador e tendo começado a treinar na ArtSuave do Prof. Marcão, senti necessidade de ter um segundo (e terceiro) gis. Além de aumentar a quantidade de gis disponíveis, tinha em mente que fossem acessíveis mas com o mais qualidade possível e com um verdadeiro corte de gi de Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) como deve ser, para variar.
A Tuff é uma marca Inglesa que vende material de luta em geral e este Lightweight Kimono - Kimono Leve - (ou mais correctamente, gi) tinha-me chamado à atenção há já uns meses. Diz a Tuff que este é o gi mais leve no mercado e que foi testado extensivamente para aguentar o rigor do treino, mas além disso o preço parecia ser perfeito para o que eu procurava...

Antes de mais devo dizer que estes não foram os meus primeiros gis da Tuff. Inicial e inocentemente comprei em tamanho A3 convenientemente esquecendo-me que já não tinha mais de 90Kg como da última vez que tinha comprado um gi, mas sim uns meros e patéticos 77Kg. Posto isto o tamanho A3 ficava-me enorme e não houve quantidade nenhuma de lavagens fosse a que temperatura fosse que o fizessem encolher o suficiente para me servir. Assim, tive de encomendar gis A2, o que foi bem mais acertado. Além disto, tinha planeado ficar com um Branco e um Azul, mas um amigo preferiu ficar com o Azul e para minha surpresa gostei bastante da versão Preta pelo que decidi ficar com ele como versão colorida.

Analisar lado-a-lado um gi Branco e um Preto da mesma marca, modelo e tamanho deverá ser interessante já que é sabido que há diferenças entre eles como uma certa diferença de peso. Falta no entanto saber o quão relevante a cor pode ser nessa equação e quais as diferenças ao certo - além claro, do lado visual da questão. Portanto, vamos a isto!


O casaco é feito em uma só peça e em malha simples. Existem reforços apropriados nas aberturas da saia, nas axilas e a já obrigatória fita na dobra das mangas.
Há apenas um emblema no peito e o logo da Tuff abaixo do ombro em cada um dos braços, ao passo que as calças têm o mesmo emblema na lateral da coxa esquerda. Prefiro a forma como o emblema condiz com as versões Azul e Preta deste gi do que a versão Branca e acho que um emblema menos contrastante seria uma forma de conseguir melhorar o aspecto do gi mantendo o bom gosto intacto. No entanto isto é altamente secundário e não retira uma grama de qualidade ao produto.
A gola é adequadamente grossa e de certa forma rija ao início mas vai melhorando e ficando mais confortável após um par de lavagens.




As calças são feitas de sarja, reforçadas acima e abaixo da altura do joelho assim como no fundilho e vêm com sistema de aperto de cordão, que prefiro largamente à corda de sarja lisa.


Por outro lado vêm com apenas duas presilhas que ainda por cima estão demasiado chegadas ao meio, o que permite que o cordão suba cintura acima.



. Gi pelos números

(tudo em centímetros. White = Branco, Black = Preto, Weight = Peso, New = Novo, Wash = Lavagem)
Como poderão reparar, além da diferença de peso, há também algumas diferenças nas medidas do gi Branco em relação ao Preto. Suspeito que isso se prenda com o processo de tintura que provavelmente envolve água quente e afins. Para contextualizar, um gi A3 Branco pesa 1.62Kg e um A3 Preto pesa 1.72Kg.


Directamente da embalagem, o A2 ficava-me apenas uns centímetros demasiado comprido e largo. Para as calças uma única lavagem a 30ºC foi suficiente para ficarem como queria, já os casacos necessitaram de um par de lavagens a 30ºC para ficarem prontos. Não ficaram perfeitos mas sim um nadinha largos por opção própria já que planeio recuperar alguma massa muscular assim que possível e isso provavelmente preencherá o espaço extra que ficou na zona do tronco e pernas.



. Primeiras impressões

A primeira coisa que reparei foi o quão leve o gi é no seu todo, o que não devia ser grande surpresa já que pesam menos meio Kg que o meu outro gi. O casaco dá sensação de ser resistente qb, com tendência para ficar um nadinha rijo após lavagem, algo que desaparece mal é amassado um bocado. Isto geralmente nota-se menos em casacos com malha trançada a ouro (gold weave).

As calças são confortáveis porém um pouco mais finas do que esperava, especialmente no gi Branco. Isto deve-se provavelmente ao efeito das moléculas extra no algodão, resultado da tintura o que também se reflecte no peso como esperado. Ficar com umas calças mais finas é provavelmente o preço a pagar por um gi tão leve mas enquanto aguentarem o uso ao longo do tempo parece-me uma troca justa.

A falta de presilhas permitiu que o cordão subisse, de facto, algumas vezes cintura acima - algumas vezes mais do que devia - e planeio corrigir o problema arranjando sarja branca e preta para coser mais duas presilhas em cada uma das calças nos sítios onde deveriam estar desde o início. Na minha opinião devia ser básico e obrigatório as calças virem com 4 presilhas bem distribuídas pela cintura.

Daqui a alguns meses actualizarei esta análise no que toca a este assunto assim como alguns apontamentos quanto ao uso dos gis a longo prazo.


. Concluindo

Este Tuff Lightweight Kimono é um excelente produto, especialmente para o preço e aparte da espessura das calças (é um compromisso que me parece impossível de evitar) que até agora não foi um problema e a falta de mais presilhas, não lhes encontro defeitos.
Acho que o que imagino como sendo um gi perfeito é algo mais forte e (teoricamente) mais resistente mas com o mesmo peso e talvez um dia isso venha a ser uma realidade. Para já, um compromisso tem de ser feito e no que toca a gis (super)leves, este é certamente um sério candidato à escolha.

Se não for por mais nada é uma óptima escolha para quem procura um gi leve para competir e especialmente se está com dificuldade em perder aquele Kg extra que um gi normal pesa a mais que este.


. More

Click here to read this review in English.


. Nota

Não sou patrocinado pela Tuff Fightwear nem fui pago para analisar estes produtos. Estas são apenas as minhas opiniões pessoais e aplicam-se apenas aos produtos que testei.

5 comments:

Rui Coelho said...

Obrigado pela review, parece ser uma boa compra realmente :D

black java said...

André o que te levou a optar pela tuff? outras criticas? design? feeling?
(www.pfpound.com)

André said...

Conheci através de outras reviews e após conhecer agradou-me o peso, a qualidade e o preço. O design foi secundário mas ajudou o facto de ser minimalista.

Unknown said...

Boa noite,
Onde se pode comprar um kimono destes em Portugal ?

André said...

Rui, creio que não há cá à venda, mas mesmo que houvesse não aconselhava. Vê a minha review do Nova Basic da Tatami para perceberes porquê. Na minha opinião é muito melhor compra, de longe.

Post a Comment

 
Copyright © Portuguese White Belt