Análise: Tatami Nova Basic BJJ Gi

( Also available in English! )


Quem conhece a minha opinião sobre gis em geral sabe que não me interessam gis de Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) acima dos €75/£65/US$100, a não ser que sejam feitos à medida ou escolhidos e misturados de uma selecção de vários tamanhos adaptada ao meu físico (calças A2x + casaco A3, por exemplo). Por isso assim que a Tatami lançou o modelo Nova Basic BJJ Gi, eu gostei logo dele. Simples, discreto (não gosto de gis cheios de rococós) e barato. Na altura o casaco utilizava malha de algodão trançado a ouro (gold weave) da qual não sou grande fã já que tem tendência a encolher de forma pouco previsível mas seria algo com o qual poderia viver se o comprasse.
Então a Tatami lançou a actual versão, melhorada com um tipo de malha diferente à qual chamaram "High Tech Weave" (trad. "Malha de Alta Tecnologia") e a minha curiosidade aumentou exponencialmente e fiquei curioso quanto à sua qualidade e como se compararia com gis da concorrência dentro do mesmo preço e características.

A curiosidade termina agora que não só analiso o gi mas também o comparo com um dos seus concorrentes, o Tuff Lightweight Kimono.


De acordo com a própria Tatami, o Nova Basic BJJ GI vem com as seguintes características e benefícios:
- Casaco de peça única com malha "High Tech" e 425g/m2
- Lapela com interior de borracha para prevenir absorção de suor e bactérias
- Novo bordado Tatami Fightwear no braço
- Costura tripla em todos os pontos de stress
- Calças leves em sarja de algodão e de 8oz (227g), duplo reforço nos joelhos e costura tripla em todos os pontos de stress
- Aperto de cintura em corda em vez de fita de sarja tradicional, que permite melhor aperto das calças e mais conforto durante o treino.


. Primeiras impressões:

Ok, esta coisa é leve. Já experimentei alguns gis leves, mas notei que este é mais leve assim que o tirei da embalagem.
O que a Tatami decidiu chamar de malha "High Tech" parece-se com um casamento entre a tradicional malha "diamante" simples dos Judogi e a malha simples/pérola (single/pearl weave). Claro que é mais fina e leve que o mais leve dos Judogi (o único judogi da Fushida mais leve é de 350g/m2 e é o modelo de criança, o modelo seguinte é de 470g/m2 e é o modelo de iniciantes pelo que dá para ficarem com uma ideia). Em todo o caso não há que haver algo de errado com isso só porque sim: tanto a malha trançada em diamante como a single weave passaram já no teste do tempo sem que ninguém questione a sua qualidade e durabilidade. Em princípio não há qualquer razão para que um híbrido de ambos seja diferente nesse aspecto.
Seja o que for que se que chame à malha do casaco, é muito confortável e leve (mais confortável e leve que outros gis single weave que já experimentei) por isso até agora tudo bem.


Também é reforçado mais que adequadamente em todos os pontos de stress do costume, incluindo a costura das mangas revestida com fita da praxe.


A lapela é bastante neutra. Não é demasiado grossa nem demasiado fina, não é demasiado rija nem demasiado mole. Algo que eu notei foi que a lapela direita do casaco é mais curta que a da esquerda, pelo que fica um pouco estranho após apertar a faixa e esses 2cm extra podem fazer diferença para os fãs de estrangulamentos com a própria lapela.


As calças são algo leves mas não passam a ideia de ser demasiado frágeis. São adequadamente reforçadas desde meio da coxa até meio da tíbia com uma camada extra de sarja de algodão.
Gostei de:
- Aperto das calças em corda, muito melhor que a alternativa em fita;
- Altura do fundilho é um pouco mais alta que noutros gis e há menos excesso de tecido, o que reduz a quantidade de de tecido desnecessário;
- Costura da bainha das pernas revestida com fita, algo que nem todas as marcas incluem (e muito menos em gis acessíveis) e ainda que não seja estritamente necessário, é um toque extra bastante agradável;

Não gostei:
- apenas duas presilhas para a corda (algo que parece ser uma regra em gis acessíveis) que permite que a corda suba a cintura irritantemente volta e meia. Eu próprio irei adicionar uma presilha extra de cada lado para melhorar este ponto. Tenho imenso jeito para estas coisas. (nem por isso, mas a minha mãe tem – hah.)



. Encolhimento:
Como é visível na tabela, não lavei o gi uma única vez a quente. Quando experimentei o gi pela primeira vez já me servia praticamente bem e decidi não arriscar lavar sequer a 30ºC sem ver primeiro se encolheria após lavagem uma frio, e encolheu praticamente o que eu precisava que encolhesse.
Após a segunda lavagem a frio não houve praticamente nenhum encolhimento excepto na medida 'A', pelo que é seguro afirmar que não deve encolher mais desde que seja lavado a frio e seco na corda.
Compradores que lavem a quente devem ter atenção e contar com maior percentagem de encolhimento.

Na foto à esquerda, a questão do comprimento da lapela é visível.

. Judo:

Então, digamos que praticam BJJ mas também praticam Judo. É pico de verão e o sítio onde praticam Judo, que já é quente por si, nesses dias de temperatura muito alta torna-se impossível.
Os Judogi são sempre pesados e quentes, a não ser que sejam fraquinhos, baratuchos e normalmente esses rasgam-se após um daqueles colegas que tem alicates em vez de mãos vos agarrar a lapela pela primeira vez.
Portanto isso não é opção. Mas esperem, vocês têm o vosso gi de BJJ! Ele é leve e certamente têm aguentado todas as pegadas (e puxadas) dos vossos colegas de BJJ. Olham para o Tatami Nova Basic, o Tatami Nova Basic olha para vocês, o mundo pára por um segundo, o vosso coração salta um batimento e pensam se...
E pensam bem. Sim, eu testei o Tatami Nova Basic BJJ Gi numa aula de Judo – duas aulas seguidas aliás – e sim, sobreviveu perfeitamente! Claro, os gis de 990g/m2 de malha dupla que todos os outros estavam a usar eram mais difíceis de agarrar e este era bastante fácil, mas enquanto eles estavam a queixar-se que "porra, isto aqui é quenta de caraças" eu respondia "é, creio que sim" lembrando-me que não tinha sentido calor uma única vez... só sede. Talvez isso seja algo em que a Tatami possa trabalhar a seguir, um gi que nos mantenha hidratados. Sim, estou a ser pateta.
Não recomendo que façam disso um hábito, mas para a aula ocasional em que a temperatura esteja nos píncaros ou tenham acabado de sair da aula de BJJ, o Nova Basic deve aguentar-se sem problemas.


. Comparado com a concorrência, o Tuff Lightweight Kimono:

- O gi da Tuff vem actualmente com calças feitas de ripstop barato, o que para mim o inviabiliza logo à partida;
- O casaco do gi da Tatami é mais confortável porém de acordo com a Tatami (trad.) "a malha não é tão densa como pearl weave e pode perder a sua forma ligeiramente". Pearl weave é essencialmente o mesmo que single weave, que é a malha do Tuff.
- A calças do Tatami têm bem menos tecido desnecessário no fundilho, o que não só parece melhor no corpo como também fica mais confortável durante o uso.
Este ponto não tem exactamente que ver com os gis, mas é algo que quero salientar: a Tatami lidou sempre comigo de forma profissional e não tenho razão de queixa. Não posso dizer o mesmo das várias vezes que contactei a Tuff no passado. Isto pode não parecer importante para alguns, mas um destes dias vão querer encomendar um gi esperando que ele chegue no fim da semana seguinte no máximo e por essa altura ainda estarão a enviar emails por causa de um qualquer atraso e então arriscam-se a receber um gi com características diferentes que desconheciam ter sido alteradas e vão aperceber-se como este ponto interessa de facto bastante.




. Concluindo:

O Nova Basic da Tatami, apesar de ser um gi acessível, consegue oferecer vários detalhes interessantes normalmente não presentes em gis desta gama de preço. Apesar de algumas coisas que gostaria de ver melhoradas (mais duas presilhas e lapelas de comprimento igual) este seria na mesma o meu gi de escolha dentro do panorama actual dos gis acessíveis.


. Nota:
Não sou patrocinado pela Tatami e estas opiniões são pessoais, isentas, não-censuradas e aplicam-se apenas ao produto testado.


.More:
Read this review in English here.

4 comments:

Rogério said...

Parece ser um bom gi e o facto de ter a lapela com um revestimento interior em borracha no meu caso é uma grande valia, como eu sou daqueles que não tem problemas com retenção de líquidos o meu gi chega ao fim do treino com um cheiro que mais parece amoníaco. Em relação ao Tuff deixa me corrigir te que o tecido das calças já não é o mesmo de antes, agora é aquele tecido aos quadradinhos tipos os Atama só que mais rasca

André said...

Obrigado pelo comentário Rogério!

É exactamente esse tecido que se chama "ripstop". Antes era sarja/twill normal (embora fina).

Grande abraço.

Anonymous said...

Boas André o que me parece neste quimono o diâmetro do pulso é um bocado grande parecendo de judo , se calhar é impressão minha já que gosto mais justo ! Cumprimentos .

Peterson

André said...

Viva Peterson,

Creio que é mais das fotografias, até porque segundo o meu professor está perto do limite da legalidade para competição. Não que isso me faça diferença ;)

Abraço e obrigado pela visita e comentário.

Post a Comment

 
Copyright © Portuguese White Belt