Análise: Black Eagle Basico Gi

(Also available in English!)


O tempo passa, muitas coisas mudam no mundo e basicamente na vida de toda a gente e esse tem sido certamente o caso desde a minha última análise.
Algo que, no entanto, não mudou, foi a minha preferência por gis acessíveis e o meu decrescente entusiasmo acerca de gis bling quando comparado com o meu gosto por designs mais simples e, ouso dizer, com mais bom gosto e classe.

Quando fui confrontado com a oportunidade de analisar (mais) um gi de jiu-jitsu da Black Eagle foi-me dada a difícil escolha entre o Predator BJJ Gi (sendo "Predator" a marca da Black Eagle dedicada a BJJ) e o Basico BJJ Training Gi. Apesar do Predator fazer um óptimo papel equilibrando um design mais exclusivo com um aspecto limpo e com classe e mantendo um preço razoável, eu tinha de ir pelo Basico porque tenho um fraco por pechinchas e também porque assim teria a oportunidade de fazer comparação directa com o Nova Basic da Tatami  e o Lightweight BJJ Kimono da Tuff – dois competidores directos na mesma categoria de preço!

Comecemos, sim?


Aqui fica uma tradução da descrição que a Black Eagle's faz do gi no seu site:

Novo Basic BJJ gi de treino, ideal para iniciados e também para encomendas de clubes.
Casaco feito em Gold Weave e Calças em 100% algodão.
Presença mínima de marca permite emblemas de Academia.
Feito pelo mesmo padrão que a popular gama Predator de gis de BJJ , pre-encolhido (ainda assim permita encolhimento inicial de 1%-2%) significa que servirá mal se tira da embalagem!
(…)
Pesos dos Gis (em kg): A1-1.45; A2-1.60; A3-1.70; A4-1.95; A5-2.15


. Primeiras impressões:


Assim que o gi chegou fui agradavelmente surpreendido pelo facto da embalagem não só incluir o esperado gi com o seu casaco e calças mas também um saco para o mesmo feito maioritariamente numa espécie de rede que será útil para transportar o gi após uso (com a humidade esperada do suor).
O gi em si pareceu ser adequadamente leve e o casaco confortável antes mesmo de o vestir.


. Mais a fundo:

Ao vestir o conjunto não fiquei decepcionado e as primeiras impressões confirmaram-se. Este é um gi bastante confortável. Não é o meu primeiro gi com casaco feito em gold weave (ou "trançado a ouro") mas é certamente o mais confortável. Além disso, senti-me bem envolvido pelo mesmo mas com completa liberdade de movimento e tendo uns centímetros que poderiam ainda ser reduzidos ao encolher o que me deixou à vontade com ter de o lavar. Porreiro, já que gosto dos meus gis limpos e sem cheirar a nojo de suor ;)

Gold weave confortável. Agrada-me.

Como esperado (e claramente visível nas fotos oficiais), o design é bastante minimalista. O casaco inclui duas águias negras na parte de cima de cada braço (de propósito, creio (Black Eagle significa Águia Negra literalmente)). Assim fica, de facto, muito espaço livre nos ombros/trapézios assim como costas para todos os emblemas de patrocinadores/academias/vaidades/aleatoriedades que possam imaginar.

A águia negra da Black Eagle. O trocadilho resulta melhor em inglês.

Ainda há a referir todos os reforços incluídos em todos os pontos de stress: costura das mangas com fita, reforços nos cortes da saia assim como axilas.


Durante o uso continuei a sentir o gi justo e confortável, e melhor ainda após a primeira lavagem quando encolheu um bocadinho (números seguem mais à frente na análise).
O peso não foi um problema, e acredito que isto é um assunto muito exagerado seja como for. Durante alto verão é agradável ter um gi respirável e a rondar os 1.5Kg, e este é mais do que adequado para o efeito, mas além disso não vejo qual é necessidade de haver gis de 1Kg todos feitos em ripstop e a parecer-se mais com gis de karate do que outra coisa. Mas isso não interessa nada.
A gola é bastante agradável com uma espessura normal e nunca pareceu demasiado dura nem precisou de nenhuma habituação ou amolecimento com uso e/ou lavagem.



As calças são de uma boa espessura e são agradáveis ao toque. Não são demasiado finas como gis mais leves nem grossas e pesadas como (alguns) gis mais caros e pesados. De qualquer forma, aguentam-se perfeitamente com uso normal tal como todas as boas calças de sarja (algodão).
A corda em fita de sarja não é um problema já que não há um excesso de metro de corda para aborrecer e parece ter o mesmo tratamento que o irmão mais caro Raptor para que não se cole com o suor.

A Black Eagle merece no entanto uma salva de palmas por incluir umas nada espartanas 6 (SEIS!) presilhas para a corda da cintura. Não só isso como ainda são em cor preta tal como a própria fita, o que dá um ponto extra no estilo. Bonito e à prova de cordas a subir cintura acima. Agrada-me!


No que diz respeito ao conforto, é onde as calças brilham mais. Até agora ainda não experimentei umas calças com um corte melhor que estas.
A altura do fundilho é perfeita, a cintura confortável e a largura da perna/coxa é tão boa para pernas mais magras como para menos magras (desde que tenho este gi aumentei o meu peso em 5Kg por isso estou qualificado para o dizer) não deixando de permitir liberdade de movimento para os fãs de jogar na guarda.


Todos os reforços necessários estão mais uma vez presentes ainda que a Black Eagle tenha optado por não incluir revestimento com fita por cima da baínha das pernas, o que apesar de ser uma adição bem-vinda não é estritamente necessário já que é um ponto em que é raro haver agarre.



. Encolhimento:


Compradores que lavem em temperaturas superiores devem tem em conta e atenção uma percentagem superior de encolhimento. Não posso confirmar ou desmentir que isso aconteça já que não o testei por falta de necessidade e receio que o gi deixasse de me servir.



. Judo:

Tal como em análises anteriores, digamos que praticam BJJ mas também praticam Judo. É pico de verão e o sítio onde praticam Judo, que já é quente por si, nesses dias de temperatura muito alta torna-se impossível. Os Judogi são sempre pesados e quentes, a não ser que sejam fraquinhos, baratuchos e normalmente esses rasgam-se após um daqueles colegas que tem alicates em vez de mãos vos agarrar a lapela pela primeira vez.
Portanto isso não é opção. Mas esperem, vocês têm o vosso gi de BJJ! Ele é leve e certamente têm aguentado todas as pegadas (e puxadas) dos vossos colegas de BJJ. Olham para o vosso Black Eagle Basico, o vosso Black Eagle Basico olha para vocês, o mundo pára por um segundo, o vosso coração salta um batimento e pensam se...

Capacidade fraquíssima de contar histórias aparte, e indo ao que interessa, submeti este gi a cerca de 5 aulas de Judo e saiu incólume. Mais um ponto para o Basico no campo da durabilidade!
Mais, além do emblema na coxa, é discreto suficiente para passar despercebido, o que é um ponto a favor nisto também.


. Comparado com a concorrência: o Tuff Lightweight Kimono e o Tatami Nova Basic Gi.
  • O casaco do gi da Tatami é mais confortável porém de acordo com a Tatami (trad.) "a malha não é tão densa como pearl weave e pode perder a sua forma ligeiramente".
  • O Basico da Black Eagle é ainda mais confortável e é o mais robusto do trio apesar disso implicar uns 100~200g extra (o que para mim é irrelevante mas pode não ser para o vizinho).
  • Algo a considerar é que a Tuff é a única a disponibilizar o seu gi de gama de entrada em várias cores, incluindo azul marinho (um azul mais escuro que o "azul real" e que, até ver, é legal em competição). Tanto a Black Eagle como a Tatami só disponibilizam o seu gi em branco.
  • A calças do Tatami têm bem menos tecido desnecessário no fundilho, o que não só parece melhor no corpo como também fica mais confortável durante o uso. As da Black Eagle têm um corte similar mas o material das calças é de qualidade superior e assentam melhor. Mais, a Black Eagle é a única do trio cujas calças têm mais do que duas presilhas para a corda da cintura (três vezes mais que a Tuff e a Tatami, aliás) o que é um enorme ponto a favor.
  • Mesmo que o corte das calças não fosse um problema, o gi da Tuff actualmente vem com calças feitas de ripstop barato, o que para mim o inviabiliza logo à partida e tem dado razões de queixa a muito boa gente.
  • No que toca a qualidade de atendimento ao cliente, o da Tuff é simplesmente mau, o da Tatami é bom (e ainda estou para ouvir um relato do contrário sobre eles) mas a Black Eagle tem sido imparável. Além de responderem rapidamente a emails, lidar directa e rapidamente com devoluções em caso de defeitos e assuntos do género, ainda são provavaelmente a marca que mais e melhor comunica com os seus clientes, fãs, público do BJJ em geral através de fóruns e no Facebook, pedindo opiniões antes, durante e depois do desenvolvimento de produtos e têm em conta as opiniões que recolhem.


Neste momento, o Basico da Black Eagle custa £49,99, o Tatami Nova Basic £51 e o Tuff Lightweight Kimono £42,99. Entre o Basico e o Nova Gi não creio que o preço vá ser o ponto decisório. O preço do Tuff pode parecer mais atractivo mas na minha opinião não faz valer a diferença, mesmo que voltassem ás calças de sarja que usavam antes.
Tudo pesado, eu classificaria desta forma: Black Eagle Basico > Tatami Nova Basic >> Tuff Lightweight Kimono.


. Concluindo:

O gi de gama de entrada da Black Eagle não só é séria concorrência na classe como na minha opinião é o melhor dos três que testei. Serve bem, tem boa qualidade, estilo sóbrio e um preço baixo formam um cocktail praticamente perfeito para quem andar à procura do seu primeiro gi e igualmente para quem, como eu, prefere um conjunto mais simples.



. Nota:
Não sou patrocinado pela Black Eagle e estas são as minhas opiniões pessoais, isentas, não censuradas e aplicam-se apenas ao produto que testei.


. Also available in English!

No comments:

Post a Comment

 
Copyright © Portuguese White Belt