A minha dieta

Nada de especial, apenas um post em que mostro como anda a minha dieta.
Actualmente estou a seguir uma versão auto-adaptada da dieta Paleolítica e estou a gostar. De momento o que faço mais é musculação e cardio. Desde que não fuja ao planeado os meus níveis de energia andam impecáveis e sinto-me melhor que nunca. Já agora, esta é a dieta que estou a aconselhar aos meus doentes (mas com grandes diferenças claro) :)
No fim incluo todos os detalhes e alguma informação extra.



Refeição 1 (Pequeno-almoço) - 42p, 17c, 18f
300ml Claras de ovo
2 Ovos
10ml (1 colher de sobremesa) de Óleo de Macadâmia/Sésamo
1 Maçã/Pêra

Refeição 2 (Almoço) - 42p, 22.4c, 18f
175g Peito de Frango/Fígado de Vaca/Picanha
180g Verduras
13g Azeite
1g Omega-3 (óleo de peixe)
1 Maçã/Pêra

Refeição 3 - 41p, 22.7c, 17.5f
45g Whey
25g Avelã
1 Maçã/Pêra

Refeição 4 - 41p, 22.7c, 17.5f
45g Whey
25g Avelã
1 Maçã/Pêra

Refeição 5 (Jantar) - 42p, 22.4c, 18f
200g Peixe/Marisco
180g Verduras
6g Azeite
1 Maçã/Pêra

Refeição 6 (Ceia) -  44.7p, 5.8c, 21.4f
35g Milk Protein Concentrate + 10g Whey
5g Omega-3 (óleo de peixe)
1g Evening Primrose Oil
30g Amêndoas

  • Os óleos que utilizo são da marca Émile Noël (e chegam a Portugal pela mão da Próvida).O de Macadâmia sabe bem (sabe a Macadâmia, o que é boooom), o de Sésamo nem por isso mas não sou esquisito com sabores e pelo mesmo preço traz só o dobro da quantidade. Estes óleos são uma forma fácil (e isenta de hidratos de carbono) de inserir quantidades apreciáveis de gordura saudável em qualquer refeição. Usaria colheres de azeite para o mesmo efeito mas a acidez do mesmo não é muito amiga da minha garganta e a minha voz de ouro não pode ser danificada ;)
  • As "verduras" são geralmente uma combinação de dois ou mais dos seguintes: couve, courgette, cogumelo, alface, tomate, cenoura, grelo, cebola, espargo, azeitona... Mas há muito por onde escolher, é fácil ser criativo sem utilizar legumes/leguminosas.
  • As maçãs/pêras são meramente indicativas da porção de fruta que como. Posso e substituo com frequência por, por exemplo 150g de abacaxi, 200g de melão/meloa/melancia, 100g de manga, etc.
  • Os frutos secos que utilizo variam. Tanto utilizo avelã, como amêndoa, caju, noz, etc, e até amendoim que apesar de ser uma leguminosa é o ingrediente da minha manteiga de amendoim caseira que é um espectáculo. Mais raramente posso utilizar castanha do pará/brasil/maranhão ou macadâmia mas o preço é um obstáculo.
  • No total a dieta ronda as 2460Kcal distribuídas na proporção de 40% proteína, 20% hidratos de carbono e 40% gordura.


Dieta paleolítica espremidinha:
O ser humano tem 2 milhões de anos de evolução mas actualmente comemos com uma dieta baseada na agricultura que só tem 10000 anos de existência. Partindo do princípio que o ser humano tem vindo a evoluir à razão de 2~4% por cada milhão de anos, e se a agricultura só tem 10 mil, isto dá uma evolução de cerca de 0.04% desde então a fazer as contas por cima. Como tal, o nosso corpo ainda só está optimizado para as comidas do homem caçador-recolector e não do homem que cultiva cereais e grãos e os armazena, refina, etc. Muito menos está preparado para quantidades enormes de açúcar (ou outros hidratos de carbono de efeito semelhante).
O que é que os caçadores-recolectores comiam? Carnes naturalmente limpas, orgãos dos animais (sendo coração e fígado os que se me afiguram mais interessantes), peixe (principalmente gordo), mariscos, verduras (não comiam legumes/leguminosas, nem cereais), fruta (incluindo bagas mas excluindo fruta rica em amido) e frutos secos.
Claro que na minha dieta utilizo comida que é "proibida" apenas por uma questão económica e prática: proteínas em pó derivadas de leite (concentrado de whey [soro de leite], concentrado de proteína láctea), requeijão ou queijo fresco magro, etc. No entanto não bebo leite nem como outros queijos que não sejam magros e/ou com teores altos de lactose. Os ovos também não faziam parte da dieta dos caçadores recolectores já que eram raros mas são um super alimento rico em proteína e gordura saudável que adoro. Assim consigo manter a ingestão de proteína alta e sem estragar a dieta com alimentos desequilibrados para o meu objectivo.

3 comments:

Tindra said...

'Cê é o faixa preta da paleo, hein?

Anonymous said...

Olá li atentamente a dieta paleolítica que segues. Pareceu-me bem. Tenho algumas duvidas...

-Se eu quisesse substituir a Whey pelo que substituía? E quantidades?
-Tanta fruta não é exagerado? Li alguns fóruns e aconselham 2/3 peças por dia. O que achas?
- Colesterol? Tens feito analises? Tantos ovos não faz mal ? Tenho um bocado receio, pois em Portugal todos somos ensinados a comer os típicos 3 ovos por semana :)

Obrigado

André said...

Olá.

- Substituías por outra fonte de proteína de origem animal. Carne, peixe, marisco ou ovos.
A dieta é muito simples, tens de ter sempre uma fonte de proteína, uma fonte de gordura saudável e uma fonte de hidratos de carbono que não seja amilácea e/ou de IG/II alto. A fonte de fibra obrigatória está normalmente na fonte de hidratos (verduras e fruta) ou na de gordura (caso dos frutos secos).

- Não. A fruta nesta dieta é de importância vital e na ausência de outros hidratos de carbono a frutose vai ser metabolizada na perfeição, utilizada para fins energéticos e glicogénicos e com o tempo o mesmo metabolismo só será optimizado.

- Isso é um mito que só os médicos mais desactualizados perpetuam. Não só o mito já foi desprovado pela comunidade científica como todas as semanas há novos estudos que o confirmam.

Se frequentas o bodybuilding-pt tens lá pelo menos três tópicos sobre esta dieta onde poderás ler mais sobre a mesma e ver mais exemplos de dietas.
Podes também ler o livro "The Paleo Diet" do Dr. Cordain e ver vídeos sobre a dieta no youtube (infográficos, tudo muito simples).

Post a Comment

 
Copyright © Portuguese White Belt